Blog Getúlio Imóveis

Imobiliária em Balneário Camboriú

Tudo na praia te faz bem: a água, a brisa, o tato, os sons e até mesmo as cores.

Tudo na praia te faz bem: a gua, a brisa, o tato, os sons e at mesmo as cores.

Você, com certeza, já experimentou aquela sensação de paz, tranquilidade e bem-estar quando vai à praia, não é mesmo?! As sensações já descritas não estão relacionadas exatamente ao descanso ou férias, mas sim ao próprio ambiente, e essas informações são comprovadas através de estudos científicos que dizem que tudo na praia faz bem ao ser humano - desde o mar, as cores do céu e da água, os sons, a brisa e o tato.

Frequentar a praia traz diversos benefícios à saúde do corpo e da mente e esse sentimento de paz e tranquilidade que experimentamos possui um nome científico e é tratado como ?blue space?, ou espaço azul, em tradução livre. De acordo com cientistas, o ?blue space? já é o suficiente para você se sentir à vontade de maneira hipnótica, além disso, a ciência também diz que o nosso cérebro reage ao ambiente azul quase que instantaneamente e que é por isso que nos sentimos mais relaxados e energizados ao fim de um dia na praia. 

A combinação de cheiros e sons que o mar expõe ao nosso cérebro também causa um efeito hipnotizador, além, é claro, de trazer múltiplos benefícios ao nosso organismo. Vamos saber quais são alguns deles? Acompanhe?

1 - Ir à praia reduz o estresse:

 

Quer relaxar e dormir melhor? Frequentar a praia é uma ótima pedida, já que é comprovado que a ionização negativa do ar - os famosos átomos que compõem a brisa marítima - influencia o bem-estar, aumenta os níveis de serotonina, que é o neurotransmissor que regula o humor, o sono e a sensibilidade, e também diminui os níveis de ansiedade.

 

E se você não gosta da água fria do mar, pode ficar tranquilo! Estudos também afirmam que o azul do oceano tem o poder de reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida, ou seja, você pode tirar proveito das águas do mar, mesmo sem entrar nele.

 

2 - Ir à praia melhora o sistema respiratório:

 

Você sabia que o ar que respiramos no litoral, geralmente salgado e espalhado pelas ondas do mar, de acordo com estudos, promove melhorias ao nosso sistema respiratório? Pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, costumam apresentar uma melhora significativa quando estão próximos à praia e seus sintomas são diminuídos gradativamente.

 

Além disso, já se sabe que estar em contato com a água salgada traz diversos benefícios ao organismo do ser humano. Por exemplo, os elementos químicos presentes na água do mar, que são conhecidos como cloro, magnésio, iodo e sódio, fazem bem à saúde, evitam alergias e estimulam o sistema respiratório propiciando relaxamento muscular e ajudando o corpo a se desintoxicar.

 

3 - Ir à praia contribui para o descanso noturno:

 

Você já ouviu aquela expressão “praia cansa”? É normal, depois de um dia inteiro de praia, chegar em casa, tomar um banho gostoso e não querer fazer mais nada, não é mesmo?! Isso acontece porque o mar estimula o combate à infecções, aumenta a função da tireóide e tem um poderoso efeito calmante sobre os nervos.

 

O mesmo ar que, tanto melhora a nossa respiração, também contribui para o descanso noturno. Os íons de hidrogênio carregados negativamente ajudam a absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina, melhorando significativamente o nosso sono.

 

4 - Ir à praia melhora a circulação do corpo:

 

Ter um contato físico com a água salgada do oceano também traz diversos benefícios ao corpo humano quando os assuntos são pele, sua elasticidade e circulação. Nadar no mar é benéfico contra a artrite, psoríase, e depressão, além disso, olhar para o oceano, comprovadamente, muda a frequência do nosso cérebro e nos coloca em estado meditativo. 

 

O azul é a cor usada pela psicologia para representar e transmitir calma, e estar próximo ao mar ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico, além de hidratar a nossa pele - algo que é tão procurado através de tratamentos dermatológicos nos dias de hoje.

 

5 - Ir à praia traz relaxamento:

 

O barulho do mar é famoso por propiciar relaxamento ao corpo humano, mas os seus benefícios vão muito além disso. Estudos feitos na Inglaterra comprovaram que os sons do oceano têm o poder de ativar o córtex pré-frontal do cérebro, uma área que é associada a emoções e autorreflexão e que auxilia a ampliação da capacidade que a sensação do bem-estar proporciona ao nos relaxar fisicamente. 

 

Ou seja, escutar o som suave e harmônico das ondas batendo na costa diminui sim, o nível de cortisol no nosso organismo e é esse mesmo hormônio que está ligado diretamente ao estresse, por isso, a sua diminuição é fundamental e ajuda a tranquilizar e fortalecer o cérebro humano.

 

E aí? Após a leitura deste artigo surgiu ou não surgiu uma vontade de visitar a praia o mais rápido possível? Frequentar a praia colabora para o bem da nossa saúde, além de trazer divertimento e harmonia à família. 

 

Escolha a sua praia preferida, faça as malas e a visite! O litoral espera você de braços abertos! Vem!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.